Projeto Páscoa

JUSTIFICATIVA

Sabemos que o século XXI vem se apresentando para todos como um momento histórico de muitos e abrangentes desafios e que as pessoas, vivendo nas mais diversas realidades sociais, apresentam-se sedentas de paz, amor, bondade, solidariedade e fraternidade, ou seja, sedentas dos valores essenciais para vivenciar a dignidade humana.

Nos nossos dias corridos, muitas vezes acabamos esquecendo de praticar a gentileza. É muito difícil ver atos voluntários nas ruas de gentileza para com o outro em qualquer instancia, seja gentileza em família, na comunidade escolar e social ou a gentileza urbana, atos gentis estes que se tornaram escassos e raros nos ambientes públicos e ou privados.

A gentileza urbana é um conceito amplo. Agrega iniciativas que podem ir desde dar o lugar para um idoso dentro do ônibus, disponibilizar livros para outras pessoas enquanto elas aguardam em um local público, até unir um grupo de voluntários para limpar pichações. São atos relativamente simples no cotidiano, mas que trazem um ar mais leve para a convivência em sociedade.

Em tal contexto, o Colégio CEMA, vislumbra o PROJETO PÁSCOA, GENTILEZA URBANA: INSPIRAÇÃO A TODOS uma forma de desfazer a “lógica” anunciada de desmantelamento das relações humanas — baseada no egoísmo, consumismo, competição e materialismo — e motivar todas as pessoas envolvidas no processo educativo — alunos, educadores, pais e comunidade — para promoção e a realização das mais variadas ações e ideias criativas que refletem a consciência das pessoas de que a gentileza urbana é indispensável na vida da cidade.