Educação Infantil

A Educação infantil, primeira etapa da Educação Básica, está estruturada em duas fases – Maternal e 1° e 2° períodos, abrangendo, de modo geral, a faixa etária de 2 a 6 anos. Do ponto de vista educativo é uma etapa escolar bastante complexa, em função do grau e da velocidade das mudanças físicas e psicológicas que ocorrem nas crianças nessa faixa etária. Trata-se do momento em que o aprendizado de conhecimentos, hábitos e comportamentos se processam de formas variadas e em contextos diversos, visando desenvolver ao máximo as capacidades e potencialidades das crianças.

Projeto pedagógico

A criança é um sujeito social, interativo e produtor de conhecimentos. Ciente disso, o colégio CEMA promove para todas as faixas etárias da educação infantil um conjunto de praticas cuidadosamente elaboradas: brincadeiras livres, atividades sensório-motoras, linguísticas e artísticas, jogos com regras, rotinas, jogos matemáticos, rodas de conversas e outras atividades. Tudo isso e muito mais com o objetivo de favorecer o contato das crianças com os valores, os conhecimentos, os hábitos sociais e  assim, permitir a sua integração critica e efetiva ao meio cultural em que vivem.

Aprender Brincando

Descobrincar é um projeto pedagógico completo para o ano todo de acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Além de proporcionar a descoberta e a experimentação, propõe situações cujo objetivo principal é explorar as áreas do conhecimento – o desenvolvimento pessoal e social; a linguagem e comunicação; a descoberta do mundo e a matemática.