Educação Fundamental II

As abordagens pedagógicas têm a intenção de promover aprendizagens significativas, por meio de sensibilização, da interpretação e da análise crítica, proporcionando a transposição dos conteúdos apreendidos, ao cotidiano e, conseqüentemente, gerando transformações.

O Desenvolvimento Acadêmico Pessoal e Social é foco no processo educativo e se configura em componente curricular, permitindo que o Professor Titular acompanhe o desempenho dos estudantes, mediando suas relações e aprendizagens.

O sistema de avaliação observa o aluno integralmente e de forma processual, percebendo suas dificuldades e sinalizando caminhos para superá-las. Nesta perspectiva, o aluno passa a ser protagonista do desenvolvimento de suas competências e habilidades, bem como corresponsável pela sua aprendizagem.

O Ensino Fundamental 2 tem a duração de 4 anos e compreende o 6º, 7º, 8º e 9º anos.

Manhã: 7h30 às 12h15

Projeto pedagógico

(Séries Iniciais e Séries Finais)

Aprender significa tomar conhecimento de algo por meio de estudo, observação e experimentação. Aprender é a habilidade de gerir conhecimento baseado no acesso, seleção e integração das informações de maneira investigativa, crítica e construtiva. Aprendizagem é o resultado da interação permanente com conteúdos científicos, tecnológicos, filosóficos, éticos, estéticos e espirituais.

O Colégio CEMA disponibiliza um ambiente rico de oportunidades e estratégias de ensino, todas elas constituídas pelas relações que os estudantes constroem com os espaços escolares: a sala de aula, as rodas de discussão, as bibliotecas, os laboratórios, os materiais didáticos. Tudo isso mediado pelo professor, cujo papel é imprescindível para regular todas as ações e conduzi-las para os objetivos principais: a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de capacidades essenciais para a atuação na sociedade.